Educação Pré-Escolar - Colégio S. Francisco de Assis Luanda Sul
16376
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-16376,page-child,parent-pageid-16374,cookies-not-set,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive

Educação Pré-Escolar

EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Pautamo-nos por um Modelo Construtivista, que se centra na criança como um todo e não na figura adulta. Nas faixas etárias dos 3, 4 e 5 anos recorremos a atividades que a orientam ao longo da vida e que, estruturadas em “Orientações Curriculares” trabalhadas pelos educadores de infância, promovem o seu desenvolvimento integral (académico, humano, social, artístico, ético, desportivo, cívico…).

Preparamos a área da Formação Pessoal e Social que incide na forma como a criança se relaciona consigo própria, com os outros e com o mundo. Incutimos aprendizagens ao nível das Expressões e Comunicação, promovendo o desenvolvimento psicomotor e simbólico, a compreensão e o domínio de diferentes formas de linguagem (entre elas o domínio da linguagem oral, a abordagem à escrita e a construção de noções matemáticas). Fomentamos o Conhecimento do Mundo com base na curiosidade natural das crianças e no seu desejo de obter respostas a todas as questões.

Para a planificação do trabalho docente e para a construção da prática em sala contribui a observação da criança, na sua individualidade e na relação com os seus pares.

 

Conhece-se cada aluno, o que o move, que atividades lhe despertam interesse, o que ambiciona fazer, o que gosta e o que não gosta.

 

Este conhecimento permite aos nossos educadores programar e agir criativamente entre uma perspetiva curricular teoricamente sustentada e um identificar real dos interesses, necessidades, competências e possibilidades de cada criança.

O ambiente da sala de atividades e os materiais diversificados disponíveis permitem a ação independente e estimulante com o mundo físico.

 

No Colégio S. Francisco de Assis Luanda Sul a rotina diária da educação pré-escolar inclui trabalho de pequeno e grande grupo, momentos de cooperação e, ainda, de decisões individuais da criança apoiadas pela educadora com vista à promoção da sua autonomia e do respeito pelo Outro.

 

Garantindo uma relação afetiva e securizante com o Educador, e em estreita parceria com a Família, nesta valência pretende-se despertar na criança o desejo de ver, ouvir, sentir, fazer, saber ser e estar!